terça-feira, 26 de janeiro de 2010

NEW ZEALAND - North Island

KIA ORA

Oi em Maori.

Pelas terras da New Zealand viajei durante os últimos 20 dias e conheci um pais fantástico não só pelas suas belezas naturais, mais pela cultura, fauna e flora. Isso aqui é o sonho de qualquer biólogo!

Essa aventura começou no dia 1 de Janeiro de 2010, isso mesmo, às 6 da manhã estava indo para o aeroporto . Virada do reveillon peguei um avião direto para a cidade dos velejadores (Auckland é consagrada pelos seus ótimos ventos o ano todo, dai o nickname : city of sails!). Cidade bonita, mas um pouco copy paste de Sydney.

A principal diversão foi ir ao Museu de Auckland, que por sua vez é lindissimo e possui um riquissimo acervo de artes Maoris (povo nativo da New Zealand). Assisti a uma apresentação de jogos, danças e cantigos Maoris e fiquei bastante emocionada em ver, nao so no Museu, mas por todo o país, como boa parte da cultura deles ainda está preservada. A seguir, o vídeo cultural. Avancem, please, até a marca de 56 segundos, pois não tive tempo de editar. Enjoy it!







Bem, a minha grande expectativa era chegar em Rotorua, cidade famosa pelos vulcões e pelas fontes de águas termais. Rotorua eh uma cidade com um povo muito caloroso e a recepção para os turistas é um atrativo a parte. Muitas atividades oferecidas pelo lugar, inclusive um lindissimo lago de águas quentes, chamado Lake Rotorua, onde pude me divertir com um Kayak. Fazia alguns anos que eu nao me aventurava assim e o resultado foi uma baita dor nos bracos depois de remar por 2 horas. Mas valeu a pena!

E depois, indicada pela central de informações da cidade, passei a primeira noite em em um camping de águas termais e ...take a look: que quentinho, água em torno de 40graus.






Não! Isso não é uma linda piscina azul...isso á um lago termal e a água ali está a 80 graus. Esse lago está localizado em um parque nacional e além desse, existem varios outros vaporizando por todo o território. Mas na seleção de fotos, achei esse o mais lindo e surpreendente pela cor. Na verdade, as piscinas termais contêm um mix de cores surpreendente devido a mistura de alguns componentes como enxofre, zinco e sódio. Dependendo da mistura, uma cor diferente! Olha o amarelão!!!
Bom, imaginem o quanto eu gostei: programei 1 dia na cidade e fiquei 4!


Pé na estrada, fui para Taupo. Peguei essa foto tirada por um satélite pra vocês verem o tamanho bizarro desse lago. São mais de 600 Km2. Dá para acreditar? Quando estava à beira do lago, ouvi uma música distante e então fui conferir. Havia um show no parque público da cidade. Foi muito gostoso deitar na grama e ouvir a eclética banda de rock que se apresentava naquele final de tarde. As pessoas se deliciavam acompanhadas de uma taça de vinho, mas como boa viajante...fiquei no copo de água mesmo.

A cidade de Raglan foi o próximo pit stop. Lugar de ondas perfeitas para os amantes do surf. As praias são de tirar o fôlego e ate bateu uma vontadezinha de aprender a surfar. Quem sabe um dia..e por que não? Na sequencia, fui a Hamilton e conheci seus famosos jardins. Tenho fotos incríveis das multicoloridas flores de lá, mas não dava para postá-las aqui. Tomaria demasiado espaço.



O grande desafio dessa trip seria escalar o Monte Taramaki, que fica na cidade de New Plymonth.


10 horas de caminhada, 3 mil metros e eu sem equipamento e roupas adequadas, mas fui assim mesmo e, consegui!!! O feito aconteceu no dia 14 de janeiro e eu me senti realizada. Faltando apenas algumas horas para eu completar meus 28 anos, coloquei à prova minha resistência. Chegando ao topo gelado (havia uma geleira lá), foi magnífico apreciar a beleza do lugar.


Bay of Islands foi o destino final. Já estava um pouco cansada de estar na estrada, então estava mais querendo voltar para casa do que curtir o lugar. Ainda para ajudar, a cidade era um tanto quanto sofisticada e os passeios eram caríssimos. Para terem uma idéia, um passeio de 1 hora de barco saía por 100 dólares. Preferi dar uma volta na cidade, comprar um artesanato aqui e alí e conhecer a cachoeira local, o que não me custou nem 1 dolarzinho sequer. Bem melhor, não?


Noossaaa!! Já ia esquecendo, mas não poderia! Achei essa placa inusitada, mas uma maneira de tratar o assunto de forma natural. Tantos jovens viajam pelas estradas da New Zealand...então por que não alertá-los? Gostei muito!





Enfim, 11 dias estrada a fora, banhos em banheiros públicos, campings, cozinhando em uma panela minúscula, usando a mesma roupa dez mil vezes, escovando os dentes com água da garrafinha, carregando a máquina de fotografar nas bibliotecas públicas, várias pedidos de informação nos informations centres, passando algumas noites à luz do luar com aqueles mosquitinhos chatinhos e além disso, me preocupando em catar todos os lixinhos para não deixar nenhum bichinho se intoxicar, ufa! Posso receber meu diploma de escoteira, formada pela mais importante e conceituada escola: a Escola da Natureza! :-)

E assim, no melhor estilo nativo, vou me despedir enviado a foto do ser mais querido da Nova Zelândia: o Kiwi, passarinho que não vôa porque não tem asas...rsss..

Mais fotos da viagem em http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/w2xulX8BfKzsjLUZZsvt7Q?authkey=Gv1sRgCJaxxJiQga-MOw&feat=directlink
































sábado, 16 de janeiro de 2010

Presente

Deixem eu me apresentar: eu sou a Musinha. E estou aqui para presentear minha amiga Lilica com este blog. Por quê? Porque eu sinto saudade dela e ela está muito longe, na Austrália, mais precisamente. E como fazer para acompanhar suas aventuras de forma mais detalhada e de perto? Com um blog!!!


Não vou escrever muito hoje porque isso é só uma apresentação para quem lê e surpresa para ela... o primeiro post tem de ser da Lilica!

FAÇA BOM PROVEITO, AMIGA! E CONTE COM MINHA AJUDA!

Beijos!